Ligas metálicas
Aula 03
- Os metais são classificados segundo diferentes características, entre elas a composição química, nível mínimo exigido de propriedades mecânicas, acabamento, microestrutura, etc. - A classificação através das propriedades mecânicas é por exemplo usada na produção de vergalhões para construção civil. Define-se para cada produto um limite mínimo de resistência mecânica, e cada fabricante então procura a forma mais econômica de produzir vergalhões que atendam aos requisitos exigidos.
Classificação das ligas metálicas
Prof. Dr. Carmo Roberto Pelliciari de Lima
Carmo Roberto Pelliciari de Lima 1
Carmo Roberto Pelliciari de Lima
2
-A classificação pela composição química é a forma mais utilizada. -Cada tipo de metal deve apresentar determinados elementos químicos, cujo teor pode variar dentro de uma certa faixa. Isso tudo é previsto nas especificações, nas normas. -A larga utilização da classificação pela composição ocorre porque as propriedades dependem fundamentalmente da composição química, então é importante que ela seja bem controlada. Tendo-se conhecimento do que uma determinada liga metálica é feita sabe-se o que se pode exigir ou não dela.
Carmo Roberto Pelliciari de Lima 3
- Em todo o mundo existem diversas organizações, sociedades, institutos e afins que criaram formas particulares de classificar os metais. - Essas classificações deram origem a normas específicas para os metais. Cada norma traz a indicação da organização que a desenvolveu.
Carmo Roberto Pelliciari de Lima
4
-São muito usadas as normas: -ISO (Europa/internacional), -SAE, AISI e ASTM (EUA), -DIN (Alemanha), -JIS (Japão) -AFNOR (França), -UNI (Itália), -SS (Suécia), -BS (Inglaterra)
-No Brasil a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é a encarregada da normalização dos metais. As classificações seguidas são basicamente as mesmas da ISO. -Também são