Análises bromatológicas de alimentos coletados
ANÁLISES BROMATOLÓGICAS DE ALIMENTOS COLETADOS NA UTFPR CAMPUS DOIS VIZINHOS – FDN e FDA
Alunos:
Diogo José C. Braga
Jean Marcelo DeParis
Saimon S. e Souza
Professor: Wagner Paris
Dois Vizinhos, 2011
Determinação da qualidade de forragens
Introdução É baseado na separação das diversas frações, por meio de reagentes denominados detergentes. Por meio de detergente neutro é possível separar o conteúdo celular (parte insolúvel no detergente) é chamada FDN, que é constituído de celulose, hemicelulose, lignina e proteína danificada pelo calor e minerais (cinzas). Dando continuidade ao fracionamento, propõe-se um detergente acido que solubilizar o conteúdo celular. A hemicelulose e os minerais solúveis, obtendo-se um resíduo denominado FDA, constituído de celulose, lignina, proteína danificada pelo calor e minerais insolúveis (cinzas). Finalmente, por intermédio de reagentes (H2SO – 72%) ou pelo menos método do permanganato a lignina é solubilizada, completando – se o fracionamento dos constituintes da parede celular. A celulose será conhecida, por diferença de pesagens antes da queima em mufla.
Objetivo O objetivo foi analisar o teor de fibra nas amostras de silagem de milho, ração gado de leite, azevem, farelo de soja e milho moído utilizando o método Van Soest por ser mais eficiente na caracterização da fibra, por conseguir isolar com maior definição as poções fibrosas de lenta e rápida degradação, FDN e FDA.
Material e métodos
Material
- Balança analítica, com precisão de 0,0001 g.
- Saquinhos de TNT.
- Forno mufla, com temperatura controlada.
Reagentes:
- (H2SO – 72%)
- Acetona. O método utilizado foi 1- Pesar saquinho TNT de gramatura 100, 2- pesar 0,2500 gramas de ASA, 3- levar saquinho para digestor de fibras, 4- Completar com solução em detergente neutro (PH:70), 5- Ferver com agitação por 1 hora, 6 – Escoar a solução e lavar com