Competencias e variaveis da negociação
A palavra Competência é aquilo que precisamos ter para atuar em certas situações, na negociação é um conjunto de características que formam um bom negociador. Conhecer as habilidades e utilizá-las é importante para se alcançar um resultado positivo.
Competências de negociação são o CHA, Conhecimento, Habilidade e Atitude. Estas podem ser natas ou inatas podendo ser desenvolvidas ao longo da vida e com dedicação.
O Conhecimento é o saber o que e quando fazer, Habilidade é saber como fazer e Atitude é o realizar.
Para saber utilizar as variáveis básicas de negociação é necessário conhece-las. São elas a Informação, Poder e o Tempo. Cada uma tem seu papel para uma boa condução durante o processo negocial.
A Informação auxilia na negociação ao passo que trás maior credibilidade, autoconfiança e autoestima no decorrer do processo. Quanto mais informações se têm, maiores são os argumentos para contornar objeções.
Já o Poder é influenciar o pensamento dos outros em prol de sua vontade. Utilizando-o com cautela, boa comunicação, ética, postura pessoal é um fator extremamente importante.
O Tempo é uma ferramenta que está presente durante cada negociação, antes que a mesma se inicie o negociador dedica seu tempo em estuda-la realizando um planejamento. Durante a condução ele está para auxiliar o negociador no tempo adequado que ela deve se estender.
O negociador que não se planeja, que não se informa, não se inova, não consegue se desenvolver e consequentemente se perde durante suas negociações. Cada negociação é um momento único dependendo do modo com o qual a mesma é conduzida pode ser que nunca mais ela venha a se repetir, mas caso contrário pode se estender por muitas vezes.
Enfim juntando essa combinação de competências e variáveis da negociação o resultado é uma receita de muitos lucros,