Semelhança de triangulos
DAROLT, Vânia Cristina da Costa
RESUMO
O artigo apresentado ao Grupo de Trabalho Ensino Médio na forma de pôster traz um recorte de uma experiência realizada na disciplina de Introdução de Ciências Físicas do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Mato Grosso/ Universidade Aberta do Brasil. No estudo da área percebe-se a necessidade de um ensino mais contextualizado, que seja proposto além de conteúdos, assim como sugere os PCNs. Pensando nisso professores das instituições de formação inicial procuram despertar nos acadêmicos essa aproximação, desafiando-os ao novo. No contexto do desafio procurou-se um conteúdo relacionado à óptica que promovesse a assimilação do conteúdo com a sua demonstração prática. O experimento vem comprovar que é possível ensinar através de experimentos.
Palavras chave: Ensino médio.Experimentos.Óptica
__________________________________
¹Acadêmica do curso de licenciatura em Física –UNEMAT/UAB.
²Acadêmica do curso de licenciatura em Física _UNEMAT/UAB.
UMA EXPERIÊNCIA DE SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS PARA ENSINO DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
A física no ensino médio traz grandes desafios ao professor dessa área, principalmente pelo motivo de ser um ensino focado em conceitos, leis e fórmulas, muitas vezes desarticuladas daquilo que o aluno convive diariamente. Muito fácil seria se todos os professores e estudantes da área conseguissem assimilar todos os conceitos da física ao cotidiano dos alunos do ensino médio.
Uma situação vivenciada na maioria das escolas brasileiras e que aos poucos começa se modificar em consequência da pouca assimilação dos alunos com a matéria e situações problemas reais. Diante disso, um desafio está lançado: como enfrentar o Cotidiano de uma sala de aula? Que teorias e praticas você