Fddi
Em 1980, com a finalidade de desenvolver uma rede de alto desempenho, foi formado um grupo de trabalho chamado de ANSI X3T9.5. O FDDI foi criado em junho de 1983 com o objetivo de oferecer uma rede de alto desempenho de propósito geral, utilizando-se da estrutura do padrão de redes locais IEEE 802, da fibra ótica como meio de transmissão e da topologia em anel duplo.
A FDDI é uma conhecida tecnologia de rede que opera em pequenas áreas geográficas e oferece uma largura de banda maior do que a Ethernet. Ao contrário da Ethernet e de outras tecnologias de redes locais que utilizam cabos para transportar os sinais elétrcos, a FDDI utiliza fibras de vidro e transmite as informações, convertendo-as em feixes de luz.
A fibra óptica possui duas vantagens a mais do que o fio de cobre: é imune a interferência eletromagnética, podendo ficar próximas a dispositivos elétrcos potentes e com utilizam luz, a quantidade de informação transportada por um único canal de fibra óptica é significativamente maior do que a dos cabos que transportam sinais elétricos. Para oferecer um recurso de recuperação automática de falhas, o hardware da FDDI utiliza dois anéis independentes que se conectam a cada computador. Quando a interface percebe que não pode comunicar-se com o computador ao lado, o anel de garantia é utilizado para contonar à