Arquiteturas de rede
REDE DE COMPUTADORES
TECNOLOGIA ETHERNET
Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com
ARQUITETURA ISDN (Integrated Services Digital Network)
È uma arquitetura de linha telefônica digital que pode ser usada por aparelhos telefônicos, fax e modems digitais.
Nesse tipo de linha, não é possível conectar modems do padrão V34 operando a 33.6 Kbps, modem padrão V90 operando a 56 Kbps, nem aparelhos telefônicos ou fax convencionais.
Estes equipamentos convencionais utilizam transmissão analógica para a comunicação de dados e por isso são incompatíveis com o meio de transmissão.
Tec. Redes
Redes Computadores
2
ARQUITETURA ISDN (Integrated Services Digital Network)
A linha ISDN é formada por um par de fios de cobre, entretanto não é possível utilizar a mesma fiação já existente nas ruas para linhas ISDN.
Isto ocorre porque as linhas analógicas possuem ao longo da rede telefônica bobinas de carga, as quais impedem que sinais digitais sejam transmitidos.
Além disso, a distância entre o emissor e a central telefônica não pode ser longa por causa do nível de ruído. O intervalo dever ser entre 9.6 e 16km de distância.
Tec. Redes
Redes Computadores
3
ISDN (Integrated Services Digital Network)
No ISDN o usuário tem à disposição dois links de 64 k, e tem a opção de conectar-se à Internet usando apenas um link, a 64 K, ficando com o telefone livre, ou conectar usando os dois links, a 128 K, mas ficar com a linha ocupada. Ao conectar-se à 128 K, também paga-se o dobro de pulsos, o que acaba saindo bem caro. Uma solução mais barata é o ADSL, onde paga-se apenas uma tarifa mensal por acesso ilimitado. Veja também: ADSL. Uma rede ISDN permite o tráfego simultâneo de voz e dados em velocidades de 64Kbps ou só de dados a 128Kbps. A assinatura é mais barata que os outros serviços de banda larga, mas a conexão se dá por meio da linha telefônica, com a cobrança de pulsos em dobro