Arquitetura de redes
PROFESSOR: MARCOS A. A. GONDIM
Roteiro
Introdução a Redes Convergentes. Camadas de uma rede convergente. Desafios na implementação de redes convergentes.
Introdução a Redes Convergentes.
Conceito de convergência: realizar a consolidação de diferentes tipos de tráfegos de aplicações em uma mesma rede IP.
Propósitos de uma rede convergente
Redução de custos com operação e infraestrutura. Combinar serviços de voz e dados em uma só rede. Oferecer serviços integrados. Convergência de payload: transporte de diferentes tipos de informações na mesma unidade de dados.
Propósitos de uma rede convergente
Convergência de protocolo: propõem utilizar um único protocolo roteável (geralmente o IP). Convergência de dispositivos: em sua arquitetura os dispositivos de rede suportam diferentes tecnologias em um mesmo sistema. Convergência organizacional: centralização de recursos de rede, telecomunicações e serviços.
Camadas de uma rede convergente
Três camadas compõem a arquitetura de uma rede convergente:
Camada de Serviço. Camada de Controle de Chamadas. Camada de Acesso e Transporte.
Camada de Serviço
É constituída por servidores de aplicação e base de dados que controlam a lógica de execução dos serviços. Utiliza plataformas de Hardware (Ex: Servidores Linux, Windows, Solaris) que podem ser reutilizados para prestação e outros serviços.
Camada de Controle de Chamadas
É responsável pelo estabelecimento, tarifação e supervisão das chamadas. É nesta camada em que atuam os protocolos de sinalização. Exemplo: SIP, H.323 e IAX (desenvolvida pela Digium – Asterix). Elementos que compõem esta camada: call agents.
Exemplos: softswitch, SIP Server e Media Gateway Controller.
Call Agents
Softswitch: realiza o controle de chamadas telefônicas. Realiza a tradução e associação de um número telefônico para um endereço IP. SIP Server: armazenamento de informações úteis para tarifação, autenticação de usuários e gerenciamento de