Arquiteturas de rede
Introdução
No mundo de hoje, não se pode falar de redes sem falar do TCP/IP. O conjunto de protocolos originalmente desenvolvido pela Universidade da Califórnia em Berkeley, sob contrato para o Departamento de Defesa dos EUA, se tornou o conjunto de protocolos padrão das redes locais e remotas, suplantando conjuntos de protocolos bancados por pesos pesados da indústria, como a IBM (SNA), Microsoft (NetBIOS/NetBEUI) e Novell (IPX/SPX).
O grande motivo de todo este sucesso foi justamente o fato do TCP/IP não ter nenhuma grande empresa associada ao seu desenvolvimento. Isto possibilitou a sua implementação e utilização por diversas aplicações em praticamente todos os tipos de hardware e sistemas operacionais existentes.
Mesmo antes do boom da Internet o TCP/IP já era o protocolo obrigatório para grandes redes, formadas por produtos de muitos fornecedores diferentes, e havia sido escolhido pela Microsoft como o protocolo preferencial para o Windows NT, devido às limitações técnicas do seu próprio conjunto de protocolos, o NetBEUI.
Entretanto, ao contrário dos procolos proprietários para redes locais da Microsoft e da Novell, que foram desenhados para serem praticamente "plug and play", as necessidades que orientaram o desenvolvimento do TCP/IP obrigaram ao estabelecimento de uma série de parametrizações e configurações que devem ser conhecidas pelo profissional envolvido com instalação, administração e suporte de redes.
Esta primeira aula tem por objetivo passar os conhecimentos teóricos necessários para tornar os alunos aptos a seguirem as aulas seguintes, que explicarão como implementar redes TCP/IP no Windows 95, Windows NT, Netware e outros sistemas populares no mercado. Ao contrário da maioria dos livros "introdutórios" sobre TCP/IP que vemos nas livrarias e universidades, não vamos nos preocupar com os detalhes sobre formatos de pacotes e algoritmos empregados na implementação do protocolo. Vamos nos preocupar sim com os