Trabalhoos
O termo FDDI (Fiber Distributed Data Interface) designa um padrão para o uso de cabos de fibras óticas em redes locais (LANs) e metropolitanas (MANs). A FDDI fornece especificações para a velocidade de transmissão de dados, em redes em anel, podendo conectar cerca de mil estações de trabalho a distâncias de até 200 Km.
Seu funcionamento é baseado no Token Ring (IEEE 802.5), ou seja, utiliza o token passing como protocolo de acesso ao meio, mas, ao contrário do Token Ring, permite a existência de mais de um datagrama no meio físico.
O padrão FDDI (Fiber Distributed Data Interface) foi estabelecido pelo ANSI (American National Standards Institute) em 1987. Este abrange o nível físico e de ligação de dados (as primeiras duas camadas do modelo OSI).
A expansão de redes de âmbito mais alargado, designadamente redes do tipo MAN (Metropolitan Area Network), são algumas algumas das possiblidades do FDDI, tal como pode servir de base à interligação de redes locais, como nas redes decampus.
Estas particularidades tornam esse padrão bastante indicado para a interligação de redes através de um backbone nesse caso, o backbone deste tipo de redes é justamente o cabo de fibra óptica duplo, com configuração em anel FDDI, ao qual se ligam as subredes.
FDDI é um padrão designado pelo National Standards Institute (ANSI) comitê X3T9.5, com a participação de várias empresas de produtos e serviços de computação e telecomunicações. É uma rede em duplo anel usando fibra ótica como meio físico para transmissão de dados a uma taxa de 100 Mbps.
FDDI emprega um esquema de acesso token-passing em um meio de fibra ótica para obter taxas de 100 Mbps. Conforme o padrão PMD (Physical Layer Medium Dependent), a transmissão se faz com diodos emissores de luz (LED), transmitindo em um comprimento de onda nominal de 1.300 nanômetros.
A conexão aos dois anéis de fibra é realizada através de conectores duplex polarizados. Cada estação pode se ligar diretamente ao meio, através da