Fontes de energia
INTRODUÇÃO
De grande importância para a humanidade, a energia criou forças principalmente após a intensificação do capitalismo e as avançadas tecnologias.
Utilizada pelo homem como meio de melhorar a vida, é caracterizada também como grande prejuízo socioambiental, já que em alguns casos, para conseguir a energia o meio ambiente é prejudicado com emissão de gases nocivos, com fortes radiações emitidas, alagamento de grandes áreas, dentre outros.
Por causa destes fatores negativos, varias pesquisas são efetuadas para ampliar a utilização de fontes energéticas limpas e renováveis, que são encontradas com grande facilidade e têm como característica menor impacto ambiental.
ENERGIA HIDRÁULICA Como o próprio nome diz, trata-se de uma fonte de energia obtida através do aproveitamento do potencial das águas. Para que o processo de fabricação de energia seja efetuado, é necessária a construção de usinas hidrelétricas em rios com grande quantidade de água e desnivelamento em seu curso. A água é encaminhada por tubulações com muita força e velocidade, fazendo com que as turbinas se movam, produzindo assim a energia mecânica. Essas mesmas turbinas são conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica. O investimento para a construção de usinas é alto, mas é compensado, já que a água (combustível) não tem custo algum, além de sua eficiência energética ser de 95%. No mundo, é responsável por cerca de 18% da energia, e só não tem maior abrangência pelo fato de nem todos os países terem recursos hídricos suficiente. Apesar de ser renovável e não poluente, tem o seu fator negativo: o alagamento de grandes áreas para construção de represas. Esta inundação faz com que a população que vive na beira do rio tenha que se mudar, a flora e fauna do local morram sendo que algumas espécies são extintas e a possibilidade para que doenças sejam transmitidas.
ENERGIA FÓSSIL Sua utilização começou