Faça você mesmo! Escolha as “peças” e monte o quebra-cabeça da genômica.
Wagner Arbex
Analista da Embrapa Gado de Leite
Katia Cristina Lage dos Santos
Analista da Embrapa Gado de Leite
Fernanda Nascimento Almeida
Bolsista da Embrapa Gado de Leite (FAPEMIG)
Marta Fonseca Martins
Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite
Marcos Vinícius Gualberto Barbosa da Silva
Pesquisador da Embrapa Gado de Leite
Faça você mesmo!
Escolha as “peças” e monte o quebra-cabeça da genômica
P
ossivelmente, todo mundo já montou um quebra-cabeça ou algum outro jogo com peças. Alguns desses “brinquedos” são muito fáceis e outros são muito difíceis. Alguns são bem pequenos, com dezenas ou centenas de peças, mas outros são muito grandes, com milhares de peças. Mas, como montar um quebra-cabeça com aproximadamente três bilhões de peças?
Um conjunto de peças, a primeira vista, sem sentido, mas, se corretamente associadas, é possível interpretar e entender o seu significado
A ideia de se montar um quebra-cabeça é chegar a um resultado final que, em geral, deve ser uma figura, uma imagem, a reprodução de uma fotografia etc.
Ou seja, quando todas as peças de um quebra-cabeça são combinadas, então é possível entender o significado daquele conjunto de peças que estavam inicialmente “misturadas” e, portanto, sem sentido aparente.
Porém, nem sempre é necessário ver uma imagem por inteiro para saber do que se trata, para entender o seu significado ou conseguir interpretá-la. Por vezes, somente com peças bem escolhidas pode-se conseguir montar parte da imagem ou um conjunto de algumas partes é suficiente para o entendimento e a interpretação da imagem total ou do aspecto que se procura. Quando não é preciso colocar todas as peças do jogo de montar em suas devidas posições, é porque algumas peças podem ser mais do que outras. Isto é, algumas peças são mais representativas do que outras, dependendo do que se procura ver quando o quebra-cabeça estiver montado. O fato de algumas peças ou partes, em algum