Fazenda S. Pedro
Diante do estudo do caso da Fazenda São Pedro, em que houve um impasse sobre expandir ou não a fazenda, fazendo com que a tal, gere mais lucros.
O Senhor Oswaldo é o proprietário da fazenda e deve tomar uma decisão que tem como pontos divergentes seus dois filhos. Os dois são profissionais qualificados, mas com opiniões contrárias quanto ao futuro empresarial da fazenda. João pretende expandir os negócios, mas José está retraído por não ter certeza de que investir em crescimento ser á a melhor saída para a empresa. O crescimento é eminente quando se pensa na qualidade de serviços e, no que tange nossa visão de mercado, podemos definir como estratégia a nossa visão do que é o ponto crucial de envolvimento conjunto de produto e consumo no âmbito onde pensamos a empresa, de onde ela deva iniciar desenvolver e diversificar suas atividades.
Estamos certos que o mercado é uma “faca de dois gumes”. Primeiro por nos mostrar que nada que possa demonstrar nossas próprias vontades é de fato o que o consumidor queira para suprir suas vontades. Segundo porque não podemos nos limitar a querer que nossas necessidades sejam minimizadas pelo surgimento de um produto que venha a ser o suprassumo no mercado.
Desenvolvimento
Vindo de um histórico de tradição entre os fazendeiros da região, os filhos do Sr. Oswaldo se viram em uma nova situação: possibilidade de crescimento, já que a diversidade era seu forte.
Quando pensamos em qualidade administrativa, devemos pesar o que cada pessoa, administrador graduado ou não traz de experiências e o que elas podem agregar ao fator que se fala no momento em que se planeja o crescimento e suas formas na estrutura da empresa.
Estamos certos de que não existe uma escola de administração, da mesma forma que não podemos conceber uma filosofia puramente Socrática. Todos os modos de