Fayol e a escola do processo administrativo
Neste capítulo temos retomado o processo administrativo, o qual toma as decisões que são agrupadas em quatro categorias: planejamento, organização, execução e controle, mais o papel dos gerentes que também são importantes para o comando da empresa nos processos administrativos.
Para Henry Fayol, integrante da Escola clássica de administração e engenheiro, uma empresa deveria ser dividida em atividades para uma melhor gerência, são elas: 1. Técnica: Produção e manufatura 1. Comercial: Compra, venda e troca. 1. Financeira: Procura e utilização de capital 1. Segurança: Proteção da propriedade e das pessoas 1. Contabilidade: Registro de estoques, balanços, estatísticas e etc. 1. Administração: Planejamento, organização, comando, coordenação e controle.
Ele também acabou sugerindo que esta ultima função era a mais importante em um uma empresa. Assim acabou por definir cada um de seus componentes da seguinte maneira: 1. Planejamento: Traçar planos e examinar o futuro 1. Organização: Montagem da estrutura humana e material 1. Comando: Manutenção da atividade da empresa 1. Coordenação: Harmonia entre atividade e esforço 1. Controle: Cuidados tomados para a realização do plano traçado
Segundo Koontz e O’Donnel, da Universidade da Califórnia, os gerentes aplicam e usavam as cinco funções simultaneamente, ao contrario do que muitas pessoas falavam pensando que eram aplicadas em uma seqüência.
Contudo, os dois escreveram um livro que fora usados como referencia onde adotavam quatro funções, eliminando comando e coordenação e incluindo liderança, que basicamente é uma mistura de coordenação com direção, motivação e participação para formar uma liderança capaz de fazer funcionar todos os outros processos. 1. Portanto para Fayol, uma empresa ficaria segmentada da seguinte maneira:
Outros autores também seguiram a linha de segmentação de funções sugerida por Fayol além dos citados