Colposcopia
A colposcopia é um exame muito semelhante ao exame ginecológico comum, porém utiliza um líquido que tinge as células do colo do útero para que possa ser melhor visualizado, e um aparelho chamado colposcópio que permite visualizar a vulva, a vagina e o colo do útero de forma ampliada, aumentando de 10 a 40 vezes do tamanho normal.
O exame é realizado no consultório médico, a paciente permanece deitada na mesa ginecológica, com as pernas na mesma posição do exame comum. Coloca-se o espéculo que serio um afastador das paredes vaginais. Então aplica-se substâncias que tingem as células, para que seja possível observá-las com mais facilidade e o médico examina o colo do útero com o colposcópio, observando melhor a vulva, a aparência da parede interna da vagina e do colo do útero, ajudando a identificar possíveis problemas.
Esse exame é geralmente recomendado para mulheres que têm resultado anormal do exame de Papanicolau ou para aquelas que durante o exame ginecológico foi notada alguma alteração. Também é indicada quando é necessária uma biópsia do colo do útero ou quando há uma suspeita de papilomavírus (HPV), além de ser um exame preventivo do câncer do colo do útero.
Recomendações para realizar a colposcopia: * Levar exames anteriores * Não ter relações sexuais nas 48 horas anteriores ao exame * Não estar em período menstrual * Não usar medicamentos locais nos cinco dias anteriores ao exame * Não utilizar ducha vaginal interna no dia do exame * Fazer higiene local
Mulheres virgens também podem fazer o exame. O exame pode ser um pouco incômodo para todas as mulheres, principalmente no momento da biópsia, em que se sentem leves picadas. Após o exame, é possível que se sinta uma ligeira cólica. Se for feito biópsia, haverá também um pequeno sangramento. Nesse caso, deve-se aguardar uma semana antes de retomar as relações sexuais, para permitir a cicatrização.
COLPOCITOLOGIA
Exame utilizado para a prevenção do câncer do trato