Saude da Mulher
A mulher ganhou espaço no cenário mundial. A saúde da mulher vêm sendo tema para a elaboração de políticas públicas e programas. No Brasil, a Política Nacional de Assistência Integral à Saúde da Mulher, implantada em 2004, tem um olhar especial sobre a prevenção de câncer de colo-uterino e de mama. Afim de diminuir o desenvolvimento dessa patologia, incentiva-se a realização de exames preventivos. Dentre os principais exames realizados, este estudo abordará a colpocitologia oncótica e colposcopia, que rastream e diagnosticam lesões cervicais que podem levar ao desenvolvimento do carcinoma cervical, com o objetivo de conscientizar a população acerca dos benefícios trazidos pelos exames citológicos e conscientizar, sobretudo, aos profissionais de Enfermagem, que participam diretamente deste processo, afim de que busquem informar as mulheres de forma clara e objetiva, diminuindo ansiedades e pré-conceitos, tanto em relação ao exame quanto em relação á doença.
Palavras-chave: colpocitologia oncótica, colposcopia, câncer de colo-uterino.
1. INTRODUÇÃO
A mulher ganhou espaço no cenário mundial não apenas nas questões trabalhistas e de cidadania, mas também nas questões sociais. A maior exposição feminina a fatores de riscos ambientais decorrentes do processo de industrialização juntamente com as modificações dos hábitos de vida e o aumento da expectativa de vida passam a ser pontos relevantes a serem considerados na elaboração de Políticas Públicas de Saúde (BRITO, NERY e TORRES, 2007).
Realizada em junho de 1991, na Suécia a Terceira Conferencia Internacional de Promoção a Saúde, também conhecida como Declaração de Sundsvall já enfatizava a colaboração da mulher na construção dos ambientes sociais, conhecendo que esta estimula o desenvolvimento, criatividade e crescimento da sociedade de forma absolutamente ampla e significativa. Visava de modo particular, a saúde da mulher, em detrimento às mudanças significativas ocorridas no quadro