cancer de colo de utero
Explica-se a paciente/cliente;
A mulher fica na posição ginecológica (deitada , com os joelhos dobrados e as pernas afastadas), o médico introduz um espéculo na vagina, retira material do orifício do colo do útero e da parede vaginal e encaminha para análise em laboratório de citopatologia.
Não há dor durante o exame, algumas mulheres sentem um leve desconforto. É importante manter-se relaxada durante o procedimento para facilitar a introdução do espéculo.
Deve ser feito, pelo menos, uma semana anterior a menstruação.
Deve-se orientar a paciente/cliente a não realizar duchas vaginais, colocação de cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame.
O exame ginecológico realizado pelo profissional que pode ser médico, bioquímico, biomédico, farmacêutico, e profissionais de enfermagem, consiste do exame e palpação das mamas e depois o exame de Papanicolau
Caso os resultados de um Papanicolau diagnosticar células cervicais anormais, em geral o profissional médico pede testes adicionais, tais como a repetição do Papanicolau, exame do DNA do HPV, colposcopia e possível biópsia..
A biópsia anormal pode ser descrita como uma NIC, neoplasia intra-epitelial9 cervical., a neoplasia é um crescimento anormal de células,(“ferida” no colo do útero)
Referência: www.ebah.com.br
Colposcopia
A colposcopia é um procedimento realizado depois de alguns testes de rastreio do colo do útero anormais. Trata-se de um exame detalhado do colo do útero (cervical), utilizando um microscópio especial chamado colposcópio. Ele permite que o médico ou enfermeiro especialista, para avaliar a extensão das células anormais e do grau de modificação das células.
Durante colposcopia, a extensão da área onde as células anormais é apresentado estão presentes. Isto é feito através da aplicação de um líquido especial para o colo do útero, que cora as células anormais. A colposcopia também permite que uma amostra de tecido