Viavarejo
Mestrando em Administração – UEL Especialista em Marketing e Propaganda – UEL Bacharel em Administração – UEL
OBJETIVOS DA AULA TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II
1 – Apresentar o pensamento administrativo. 2 – Contextualizar as escolas organizacionais.
Aula 1
3 – Elencar a evolução das teorias e do processo de gestão. Palavras‐Chave: Administração, escolas organizacionais, processo de gestão.
O PENSAMENTO E AS TEORIAS ORGANIZACIONAIS
A ADMINISTRAÇÃO
A Administração existe desde que as sociedades primárias identificaram a necessidade de organizarem‐se em função de resultados. Fossem estes o alimento e a segurança ou a expansão dos domínios e do poder, a ação humana sempre buscou ampliar suas conquistas. Para alcançar estes e outros objetivos, a ação organizada não apresenta‐se como natural, instintiva, mas sim motivada, algo pertinente ao contexto das empresas, que possuem motivação para sua existência.
A ADMINISTRAÇÃO
Pelo prisma teórico, Marx e Engels caracterizam a ação organizada como um conjunto de atividades catalisadoras de resultados. Tomando o contexto organizacional e a sociedade capitalista, esta ação teria o objetivo de potencializar resultados inerentes ao poder o controle e o desenvolvimento.
1
A ADMINISTRAÇÃO
Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol apontam o pensamento administrativo como fonte de respostas aos anseios dos grupos sociais, que teriam questionamentos inerentes à produtividade, lucratividade e crescimento. Tudo em nosso meio envolve a prática voluntária ou não da Administração.
A ADMINISTRAÇÃO E AS EMPRESAS
O pensamento administrativo consolidou‐se como área de estudos a partir da Revolução Industrial, onde as empresas e a necessidade por lucros engatilhados pelo consumo, apresentaram‐se como variáveis naturais do sistema social. Para Marx a sociedade capitalista encontrou na racionalidade econômica os fins, e através da atividade industrial, surgiram