faturamento hospitalar
Aprimoramento de
Desempenho
Para compreender a avaliação de desempenho cabe destacar que sua utilização é ampla, abrange a grande maioria das organizações e como metodologias as mais diversas. Avaliar desempenho é uma atividade que existe no Brasil há mais de 50 anos e, naturalmente, com uma metodologia bastante simples. O entendimento era o de que “poucos combateriam a noção de vincular o salário ao desempenho, recompensando o bom trabalho e dando ao funcionário com desempenho medíocre um incentivo ou estímulo para melhorar no próximo ano” (GELLERMAN; HODGSON, 1997) e nada mudou nos dias de hoje. É vital avaliar desempenhos para que não aconteça que pessoas medíocres, no sentido pejorativo, alcancem remunerações e posições de algum relevo em detrimento de outras pessoas que, se avaliadas corretamente, poderiam atender melhor à organização e dar sua contribuição para os resultados globais.
1. Objetivos da Avaliação de Desempenho
À primeira vista, pode parecer que as avaliações de desempenho são empregadas para um objetivo bastante específico – avaliar quem está fazendo um bom trabalho (ou não). Na realidade, as avaliações de desempenho são uma das ferramentas mais versáteis de que os gerentes dispõem. Elas servem a vários propósitos que beneficiam tanto a empresa quanto o funcionário cujo desempenho está sendo avaliado.
Objetivos administrativos
Do ponto de vista da administração, os programas de avaliação fornecem insumo para todas as atividades de GRH. As pesquisas têm mostrado, por exemplo, que as avaliações de desempenho são usadas mais amplamente como base para as decisões de remuneração. A prática do “pagamento pelo desempenho” é encontrada em todos os tipos de organização. A avaliação de desempenho também se relaciona diretamente com uma série de outras importantes funções de RH, como promoção, transferência e decisões de demissão. Os dados de avaliação de desempenho podem ser usados ainda no planejamento de RH, na determinação do