Faturamento Hospitalar
Desenvolvimento de Sistemas Persistentes em Java com JDBC
Autor: José Geraldo Lins Junior
Orientador: Paulo Henrique Monteiro Borba
Recife, 2000
Resumo
O objetivo do trabalho é propor uma extensão do Método para Implementação Orientada a Objetos em Java (MIOOP)[1], de forma a guiar o programador durante o desenvolvimento de sistemas persistentes que utilizem a tecnologia JDBC (Java Database Connectivity)[13],[14], através da API java.sql e sua extensão javax.sql[14].
O MIOOP, apesar de ser geral e independente da API utilizada para a integração com o banco de dados, foi proposto e validado apenas com o uso de Java Relational Binding (JRB). Neste trabalho, validamos o MIOOP com o uso de java.sql e javax.sql, mostrando que ele é independente da API utilizada. Esta nova validação aperfeiçoa o método, propondo inclusive novas características não contempladas originalmente no MIOOP ou que foram incluídas indiretamente, conforme a descrição a seguir:
Utilização de tipos diferentes de transações, possibilitando a especificação do tipo a ser aberto na inicialização de uma transação - uma transação de leitura onde os dados podem apenas ser visualizados ou uma transação de escrita onde eles podem ser atualizados.
Suporte a múltiplas conexões com o banco de dados permitindo que durante a execução possam ser inicializadas diversas conexões de acordo com a demanda.
Desenvolvimento de um mecanismo de cache de objetos de forma a garantir a referência dos objetos durante a execução de uma transação.
Agradecimentos
Agradeço a todos que contribuíram para a realização desse trabalho, principalmente ao meu orientador, Paulo, pela oportunidade e confiança que me foram depositadas. Aos meus pais, Geraldo e Marlucia, que deram todas as condições para que eu chegasse até onde estou. Aos meus amigos Eduardo,