Forum Analise Textual
Nos foi apresentado o conceito de Coerência que seria o significado/sentido do texto, e não somente um conjunto de elementos estruturais que o compõe.
Facilita o entendimento quando nos é mostrado que o texto pode ser Coeso e mesmo assim não ter Coerência. Como no exemplo abaixo: - Veja, o novo celular da Maria é tão jovem.
Nesse texto percebemos que há coesão, conhecemos todos os elementos, mas mesmo assim nos gera um desconforto, o adjetivo jovem é utilizado para pessoas e não para objetos, por isso o ideal seria dizer que o celular é novo, e não jovem.
O exemplo nos mostra um tipo de Coerência, a Coerência Semântica que é estabelecida através de significado de elementos do texto. Além desse tipo temos também a Coerência Sintática que é quando tem que haver concordância entre os elementos do texto. Na coerência estilística deve-se utilizar a linguagem adequada em todos os elementos do texto, por exemplo, não podemos iniciar um texto de forma mais formal e no meio desse texto utilizar elementos informais como gírias. Já a coerência pragmática é quando há uma sequencia na ordem de fala, quando há continuidade nas falas de um dialogo por exemplo.
Outro ponto que achei importante foi que agora entramos na Organização Básica do Texto, pois estávamos aprendendo sobre coesão, coerência, textualidade e agora podemos a partir de uma ideia ou com um determinado objetivo, redigir um Texto coeso, coerente e que cumpra o seu objetivo, que é levar esse conteúdo ao seu leitor de uma forma que o mesmo possa entender o que foi escrito.
Achei interessante a ordem que o conteúdo foi apresentado, a próxima aula sempre trás continuidade ao conteúdo anterior o que facilita o entendimento. Detalhei alguns conceitos porque são muitos e escrever sobre eles já é uma forma de fixar e por isso busquei conceitos fora da bibliografia, para ter outro olhar, exemplos diferentes que auxiliem na compreensão e fixação da matéria.
Webgrafia :