Análise Textual - Fórum de Discussão A - aula 01 á 03
R= A linguagem formal é aquela que segue todos os padrões da língua portuguesa na gramática. É uma linguagem mais séria, onde as palavras são as vezes difíceis de compreensão, pelo grau de complexibilidade. Já a informal é mais livre, muitas vezes não estando tão dentro do padrão da língua portuguesa, podendo ser usada de forma simples, desprendida de tanta regra, no entanto ainda compreensível. Podendo classificar também o regionalismo como um tipo de linguagem informal, pois, cada palavra ou expressão, depende de cada estado onde é falado e também de uma maneira mais livre, como o próprio slide da pág. 12 dizia: "Essa questão é chamada uniformidade em diversidade".
2- Após a explicação do conceito de textualidade aprendido nas aulas, justifiquem a importância dos conceitos de coesão e de coerência apresentados nas aulas. Tragam exemplos dos tipos de coesão (referencial e sequencial).
R: O que eu pude entender sobre a coerência textual é importante para que o texto não fique sem sentido. Se você por exemplo, defende em sua redação que o céu é azul, você não pode escrever que ele é vermelho. Já a coesão consiste em "amarrar" o texto esteticamente.
Coesão referencial: Manisfesta-se através de algo que já foi dito anteriormente ou através de algo que será dito posteriormente.
ex:
- O Jardineiro virá?
- Ele disse que sim.
Coesão Sequencial: se refere ao desenvolvimento do texto . Na prática, é aquela que se estabelece por meio de conectivos, cuja função é, basicamente, ligar as frases e estabelecer uma relação de sentido entre elas.
ex:
Vou ao mercado e já volto.