elixir
Universidade Paranaense
Kimberly Mandelli Seidel²-kimberly.mandelli@hotmail.com
Universidade Paranaense
Iliana Holz³-
Universidade Paranaense Maiara Casagrande Mozena- maiara.mozena@gmail.com
Universidade Paranaense
INTRODUÇÃO
Os componentes inativos utilizados para manter as propriedades físico-químicas e a estabilidade do medicamente são conhecidos como excipientes. Os medicamentos podem ter como excipiente: edulcorantes, conservantes, aromatizante, corantes, entre outros.
Neste trabalho, apresenta-se características de xaropes e elixir, cujo destaca-se os excipientes utilizados na forma farmacêutica líquida e de uso oral.
Elixir: composto de uma mistura de base aquosa, 20% de álcool e 20% de açúcar. Por exemplo: Elixir Paregórico. Xarope: composto de 2/3 de açúcar, o medicamento e água. Por exemplo: Mucofan xarope.
Excipientes são as substâncias que existem nos medicamentos e que completam a massa ou volume especificado. Um excipiente é uma sustância farmacologicamente inativa usada como veículo para o princípio ativo.
Edulcorantes são substâncias, diferentes do açúcar, com a capacidade de adoçar alimentos.
Eles podem ser usados em substituição total ou parcial ao açúcar. Os edulcorantes tem poder adoçante muito superior ao da sacarose. Podem ser classificados em naturais ou artificiais/sintéticos.
Os conservantes são substâncias que retardam o crescimento de microrganismos nos alimentos. Sua função é evitar a ação dos microrganismos que agem na deterioração dos alimentos e fazem com que durem por mais tempo sem estragar. Os conservantes se dividem em duas categorias: conservantes naturais e conservantes químicos.
Aromatizante É uma substância ou mistura de substâncias com propriedades aromáticas e/ou sápidas, capaz de conferir ou reforçar o aroma e/ou o sabor dos alimentos. Podem ser: naturais, artificiais, Idênticos aos naturais e naturais reforçados.
Os corantes são substâncias que transmitem novas cores ou