Coca cola - de elixir a ícone da américa
Através desse artigo vamos identificar na história dos primórdios da Coca Cola até a sua crise de identidade em 1985, vários tópicos já vistos durante o curso de Publicidade e Propaganda. Será disposto nesse artigo sobre todos os pontos de vista proporcionados pelo aprendizado absorvido durante esse primeiro período, uma linha de raciocínio que deixará de maneira explícita a relação entre produto e propaganda.
Passando de um simples elixir gaseificado feito a base de folhas de coca à um dos maiores ícones dos EUA, a sua trajetória irá demonstrar sua estratégia de chegar ao topo da preferência norte americana.
Coca Cola - De elixir a ícone da América
Em Atlanta no século XIX nascia desapercebido diante dos olhos do público o que seria considerado um dos maiores ícones americanos já existentes : A Coca Cola. Produzida pela primeira vez pelo Dr. John Stith Pemberton ( um senhor de 54 anos, viciado em morfina devido as fortes dores causadas por uma úlcera) a Coca Cola era apenas um elixir produzido pelas suas experiências com uma nova fórmula e estrato de folhas de coca.
Alguns anos mais tarde com a venda da patente de tão famoso elixir, começava a ascensão de uma das maiores multinacionais do gênero. No ano de 1985 a Coca Cola passou por duas grandes crises. Em primeiro de Janeiro desse ano o seu então presidente da companhia Robert Woodruff falece, tendo na ocasião 95 anos de idade. Roberto Goizueta, químico cubano, executivo- chefe e amigo íntimo de Robert , em uma visita a seu amigo, expõe uma nova idéia para acirrar ainda mais a disputa com a sua maior concorrente, a Pepsi. Roberto sugere que o gosto da coke deve ser mudado. Mostra estatísticas e pesquisas de mercado, persuadindo assim Robert a autorizar a arriscada mas aos olhos de Roberto, rentável idéia. Daí se desencadeia a Segunda crise da coke: a crise da sua perda de identidade.
Nunca em tão pouco tempo suas vendas caíram tanto. Seu público se sentiu traído com tal mudança