Excipientes de Xaropes e Elixir e informações da bula
Guilherme Felipe Lopes
Resumo
Objetivo: Analisar e relacionar as características dos edulcorantes, conservantes, aromatizantes e corantes utilizados em apresentações farmacêuticas líquidas de uso oral. Métodos: selecionamos 10 amostras de medicamentos sendo cinco elixires de mesmo principio ativo e somente laboratório diferente, e cinco xaropes também de mesmo principio ativo e laboratório diferentes, foram anotados as informações das bulas dos medicamentos. Resultados: as bulas dos medicamentos mostram os excipientes utilizados nas formulações dos medicamentos, como edulcorantes, conservantes, aromatizantes e corantes, que tiveram como mais utilizados o sorbitol que aparece em 60% das amostras, acido cítrico também 60%, aromatizantes de frutas 100% amostras e corante vermelho em 80% das amostras, pois duas não apresentaram corante em sua formulação, respectivamente. Conclusões: os elixires são substancias que tem em sua composição 20% de álcool de mais variados tipos de escolha dos laboratórios, algumas amostras que não apresentam corantes tem uma cor avermelhada por causa de alguns dos componentes dos xaropes.
Introdução
Segundo Aracy Balbanir excipientes - ou ingredientes inativos - são substâncias destituídas de poder terapêutico, usadas para assegurar a estabilidade e as propriedades físico-químicas e organolépticas dos produtos farmacêuticos. Os mesmos podem ser: edulcorantes, conservantes, aromatizantes, corantes, espessantes, emulsificantes, estabilizantes ou antioxidantes. A indústria farmacêutica usa milhares de excipientes.
A maioria dos excipientes é utilizada em baixas concentrações, por isso as reações adversas são raras. Porém eles podem desencadear efeitos indesejáveis por intolerância. Na prática clínica comumente essas reações são atribuídas, de forma equivocada, ao princípio ativo do medicamento.
As indústrias farmacêuticas são obrigadas a discriminar os