Fatores que justificam o surgimento de gestão de pessoas da administração de recursos humanos
REGES FACULDADE DE RIBEIRÃO PRETO CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Sociologia
TUDO QUE É SOLIDO DESMANCHA NO AR
Gislaine do Valle
RIBEIRÃO PRETO
MAIO/2012
1.Tudo que é solido desmancha no ar
Tudo que é sólido desmancha no ar, para Karl Marx mundo em que tudo é pervertido ou passível de perversão, tudo está sujeito às transformações que desmancha tudo que é sólido, mesmo o que parece ser mais sagrado. A burguesia, agente da modernidade, tornou tudo vendável, dividiu a família e desmascarou a religião, tornou profano o que era sacro, tudo virou mercadoria, tudo pode ser vendido ou comprado e gerar lucro. Os burgueses derrubavam tradições de anos em apenas um segundo se fosse viável para eles.
A modernidade está associada ao desenvolvimento do capitalismo e da luta de classes. É no momento da ascensão da burguesia ao poder que ocorre uma aceleração do desenvolvimento tecnológico e científico. O saber se desprende das amarras religiosas e a razão promove progresso. Por outro lado, a burguesia traz consigo uma nova classe que é também sua antítese, o proletariado, verdadeiro produtor de valor.
As necessidades do capital, mercado consumidor, matéria-prima para a produção e as aspirações humanas fazem com que ele se estenda, vença as barreiras do nacional e se internacionalize. Não há mais fronteiras territoriais ou sentimentos nacionalistas. Desta forma, em termos internacionais, temos a concentração das riquezas nas mãos de poucos, de burgueses cujo poder econômico não tem pátria. Burgueses estendem seus negócios para outros países e atravessam oceanos. Grandes empresas internacionais engolem empresas locais.
Ferrovias, prédios e outras construções nunca antes vistas são realizadas na sociedade burguesa. As cidades atraem as pessoas, a vida se urbaniza, suplantando o mundo agrário e bucólico de população rural. Outra grande contribuição da burguesia foi “libertar” a criatividade humana para a busca