Fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho
Existem diversos fatores que influenciam na qualidade de vida no trabalho como a remuneração, condições físico-psicológicas do trabalho, ambiente e outros benefícios.
À análise da descrição de cargos é a base fundamental de todo um sistema de administração de salários, pois, das informações que seu uso deriva é que é possível estabelecer critérios e técnicas de remuneração. E tudo isto resulta de que para valorar cargos é preciso antes conhecê-los. (ZIMPECK, 1992, p 40)
Dessa forma, o homem é empregado para trabalhar e pelo seu trabalho ele recebe a remuneração, a organização deve conceber salário proporcional as funções, descrições de cargos, o colaborador deve receber salário justo e compatível com sua função.
Para Matos (1980), a humanização do ambiente de trabalho significa tornar o clima interno não opressivo, participativo, receptivo ao inter-relacionamento cordial e cooperativo em todos os níveis.
Muito se reclama das condições opressivas do trabalho, da necessidade de se produzir mais e melhor. Produtividade é a meta de qualquer organização e os colaboradores são responsáveis por esta produção, devido a isso faz-se necessário que a organização entenda que o colaborador é ser humano e importante para o crescimento dela.
Para Chiavenato (2000), as condições ambientais de trabalho refere-se às circunstâncias físicas que envolvem o empregado enquanto ocupante de um cargo na organização.
Portanto, a empresa é o lugar em que passamos nosso maior tempo, é importante, se sentirmos bem, um ambiente agradável e harmonioso.
Os benefícios procuram trazer vantagens tanto à organização como ao empregado, como extensões à comunidade. É um sistema que é justo se receber conforme se trabalha” por isso benefícios é remuneração indireta, pois custa dinheiro para a organização. A organização os mantém, pois, além de garantir a moral dos funcionários, aumenta o bem-estar, resultando maior