Estratégias para a qualidade de vida no trabalho: um universo de indicadores
UM UNIVERSO DE INDICADORES.
Rejane Lopes
Resumo: o presente trabalho, efetuado em caráter extracurricular é uma propositiva da componente curricular "Estratégias para a Qualidade de vida no Trabalho". Ministrada pelo Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais no programa de Pós-Graduação MBA Gestão com Pessoas das Faculdades Integradas Machado de Assis – FIMA, o contexto teórico visa abordar a tratativa "Qualidade de vida no trabalho – QVT". Assim, em caráter leigo, simples e objetivo, o estudo baseou-se no artigo dos autores Amarildo Pereira Cavassani, Edlene Barbieri Cavassani e Celestina Crocetta Biazin - Qualidade de vida no trabalho: fatores que influenciam as organizações - (disponibilizado pelo ministrante da disciplina), de maneira à consecutivamente discorrer-se sobre a historicidade da tratativa, seus conceitos, os modelos evidenciados, os indicadores que influenciam ao êxito do almejado e por fim as considerações finais ao qual a pós-graduanda compreendeu. Ressaltamos que o contexto teórico procurou abordar os três modelos apresentados no artigo em estudo e não um apenas isoladamente conforme a propositiva, por considerar que um corrobora ao outro.
Palavras - chave: Qualidade de vida no trabalho, Modelos de qualidade de vida no trabalho, Indicadores de qualidade de vida no trabalho.
1. Uma sucinta retratação histórica sobre Qualidade de Vida.
Diz a história que nos primórdios da vida humana o trabalho servia apenas para "suprir às necessidades básicas de subsistência" do homem. Porém, os conceitos mudam, transformam-se, a realidade já acena a evolução instantânea em caráter mundial convertida concomitantemente com as necessidades básicas do ser humano que aqui já incluem a estima e a auto-realização seja ela em caráter pessoal e ou social. Cito ser neste aspecto que reside a sustentação do grande desafio das organizações que foram movidas ao contexto globalizado também imerso a ambiciosidade de