Fatores que influenciam na resistência das madeiras
As propriedades mecânicas das madeiras variam de acordo com as espécies e são influencias pelos seguintes fatores: p g
Posição da Peça na árvore A posição da peça na árvore influi na resistência e na densidade da madeira, que é maior na base e nas camadas interiores do tronco, entre a medula e o anel médio. Em geral as peças de maior resistência correspondem a uma rapidez média de crescimento, com maior percentagem de madeira escura nos anéis.
Influência de defeitos sobre a resistência
Os defeitos da estrutura exercem grande importância na resistência das peças estruturais. estruturais
A
p presença ç
de
nós
p produz
concentração ç
de
tensões
e
reduz
predominantemente a resistência à tração e em menor escala a resistência a compressão e ao cisalhamento. A influência dos nós na resistência depende da porcentagem de uma seção ocupada pelos nós e da posição relativa dos mesmos. No caso da flexão, os nós situados nas regiões dos eixos neutro tem pequena influência, enquanto os situados próximo ao bordo tracionado reduzem sensivelmente a resistência.
As projeções dos nós são feitas admitindo que cada nó é um cone cujo vértice se encontra na medula. Se a medula está ausente projeta-se na sua localização teórica no exterior.
Fibras reversas são fibras não paralelas ao eixo da peça podem ser peça, provocadas por causas naturais ou serragem. As causas naturais devem-se a proximidade de nós ou ao crescimento das fibras em forma de espiral. A serragem da peça em plano inadequado pode produzir peças com fibras ç inclinadas em relação ao eixo. A presença de fibras reversas reduz a resistência de uma peça estrutural, sobretudo nas partes tracionadas. As tensões de tração, quando atuam nas fibras reversas produzem um componente de tração transversal às fibras, o que tende a separá-las, provocando uma fenda.
As fendas e vendas tem influência pronunciada na resistência da madeira ao