Madeira
Madeira Material de construção mais antigo utilizado pelo homem
Vantagens: recurso renovável; flexibilidade de dimensões das peças encontradas no mercado; trabalhabilidade; é capaz de resistir tanto esforços de compressão e de tração; alta resistência a compressão, flexão e cisalhamento; facilidade de ligações e emendas; alta resiliência (não estilhaça quando golpeada); bom isolante térmico e acústico; grande variedade de padrões; baixa energia gasta em seu processamento.
Materiais e processos I
Desvantagens: material heterogêneo e anisotrópico; vulnerável a agentes externos; é combustível; é facilmente influenciada por agentes ecológicos;
Materiais e processos I
Considerações a respeito do emprego da madeira: cobertura de casas; transposição de obstáculos (pontes, viadutos); armazenamento; indústria moveleira; indústria de embalagens; instrumentos musicais; indústria de bebidas; indústria de fósforo, lápis e papel; Indústria de brinquedos;
Materiais e processos I
Considerações a respeito do emprego da madeira: desconhecimento das características do material; inexistência de projetos adequados.
Prejuízo
na qualidade final do produto Mentalidade distorcida dos usuários
Materiais e processos I
Recursos florestais brasileiros: Florestas nativas; Florestas plantadas.
Eucalipto (1861) – Rio de Janeiro (produção de lenha e dormentes); Pinus (década de 50) substituição a madeira de pinho.
Florestas tropicais (Amazônica e Atlântica); Subtropicais (mista de Araucária); Cerrado; Caatinga.
Materiais e processos I árvore: crescimento mediante o processo da fotossíntese; vegetal completo dotado de raízes, caule, folha e flores.
Classificação das árvores: endógenas: geminação interna. Ex: (palmeiras, bambús exógenas: crescimento de fora para dentro. Ex: coníferas(gimnosperma) e (angiosperma) frondosas ou folhosas.
Materiais e processos I