Bem-estar social da criança
SERVIÇO SOCIAL
MARIA ERICA MOREIRA LIMA OLIVEIRA
BEM-ESTAR SOCIAL DA CRIANÇA
Limoeiro do Norte/ Ceará
2010
MARIA ERICA MOREIRA LIMA OLIVEIRA
BEM-ESTAR SOCIAL DA CRIANÇA
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio II.
Orientador: Prof. Edna Braun
Limoeiro do Norte/ Ceará
2010
BEM-ESTAR SOCIAL DA CRIANÇA
APRESENTAÇÃO
Diante dos fenômenos que afetam a humanidade, a fome e a desnutrição produzem na sua síntese um espaço geográfico de dor e morte. No entanto, preso nos grilhões da desigualdade social, a humanidade atingiu níveis inconcebíveis e dramáticos de sobrevivência, onde o poder da opressão é quem dita quem tem direito ou não. Contudo, a eficácia de alguns programas que visam à liberdade da cidadania vem pondo ao alcance dos excluídos a esperança de superar os momentos de angústia e aflição.
Acredita-se que discutir a própria condição nos limite das relações humanas é criar um cenário propício de superação e equilíbrio para finalmente sobrepor de forma visível à questão da ética do direito a vida.
Portanto, este trabalho tem como objetivo sensibilizar famílias da localidade de lagoinha zona rural, município de Quixeré no Ceará através da liberdade da consciência, no sentido de rediscutir os fatores que levam os diversos tipos de famílias a viverem em situações de alto risco e subumanas.
Está garantido na Constituição Federal: “A assistência social será prestada a quem dela necessitar”. E de acordo com os princípios que regem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a assistência deve ser Universal, igualitária e equitativa. É importante ressaltar também que além de oferecer diversos serviços, o individuo deve ser tratado na sua individualidade. Não basta assistir a todos para que um projeto seja bem sucedido, é preciso considerar as especificidades e necessidades de cada.
O projeto será na localidade de