Ergonomia - cinturao abdominal lombar
Cinturão Abdominal Lombar
A dor nas costas afeta 36% da população brasileira e 68% dos atingidos buscam tratamento. Os dados são de um estudo feito pela Escola Nacional de Saúde Pública, ligada à Fiocruz. Os pesquisadores entrevistaram 12.423 pessoas com mais de 20 anos, de todas as regiões do Brasil. A coluna é a segunda maior fonte de dor no mundo, atrás somente da cabeça.
A Organização Mundial da Saúde estima que 80% da população mundial sofrerá ao menos um episódio de dor nas costas na vida.
O sistema Ósteo - Músculo Esquelético é um complicado conjunto de músculos, ligamentos, discos, vértebras e nervos.
O segredo da força da coluna é o equilíbrio das três principais curvas (cervical, dorsal e lombar).
Se estas curvas estão fora de equilíbrio, as vértebras são empurradas para fora do alinhamento, tencionando os discos e músculos causando a dor. Imaginado a coluna vetebral como alicerce de todos os nossos sistemas, já se pode pensar em um tipo de agressão ou pressão que é normalmente exercida sobre esse complexo sistema de ossos.
A musculatura é fundamental no auxílio dessa pressão.
Para auxiliar e evitar lesões acarretadas por essa pressão, qualquer que seja a idade e a atividade a ser realizada, do trabalho ao lazer, parado ou em exercícios é necessário que haja uma "Conscientização do Estado Movimento" e que se minimize a pressão que o sistema está suportando.
Para minimizar essa pressão é preconizado, além das posturas mais corretas, dos exercícios de alongamento e demais exercícios posturais, o uso de um dispositivo auxiliar, padronizado e confeccionado em acordo com as condições necessárias para a segurança da coluna e dos outros órgãos envolvidos. Deve ser levado em conta, por exemplo a maleabilidade, elasticidade, permeabilidade, rigidez, por exemplo, não pode ser usado qualquer material rígido como a lona ao invés de Lycra, pois o primeiro pode afetar o baço e ou fígado do indivíduo. Deve ser provido de dispositivos que