Secagem da madeira
A madeira serrada em geral contém consideráveis quantidades de umidade
(água). A saída irregular da umidade causará defeitos (rachaduras, empenamentos, etc.) e se for mantida acima de certos valores a madeira está sujeita a ataque por fungos manchadores e apodrecedores. Por estas e outras razões é proposto a secagem da madeira.
POR QUE A MADEIRA DEVE SER SECA?
O processo de secagem da madeira deverá ser conduzido de forma gradual, uniforme e a um teor de umidade que será definido em função do seu uso final.
Portanto, a secagem da madeira apresenta importantes vantagens:
A contração da madeira em uso é reduzida e as rachaduras e empenamentos são evitados.
A madeira quando seca fica protegida contra o ataque de fungos manchadores e apodrecedores.
O peso da madeira é reduzido e portanto os custos de transporte são baixos. Secando a madeira resulta em acréscimo significativo da resistência mecânica, desde que os defeitos de secagem não se desenvolvam, especialmente rachaduras, além de elevar a significativamente a capacidade de fixação de pregos.
Para obter uma pintura satisfatória ou acabamento superficial e
(normalmente) tratamento com produtos preservativos requerem uma secagem ao ar ou em câmaras.
O uso de secagem em câmaras mata fungos e insetos que podem estar instalados na madeira.
MODO A SER FEITA:
A secagem pode ser realizada ao ar livre ou em estufas com ventilação forçada (com temperatura e umidade controladas). A secagem ao ar deve ser realizada em locais abertos, empilhando as tábuas espaçadas entre si de modo a permitir que o ar circule entre as peças e diminua sua umidade. A secagem ao ar é comumente utilizada em empresas para realização da pré-secagem de modo a otimizar o tempo de secagem em estufa. O ponto mais importante da secagem ao ar está na montagem da pilha de madeira que deve ser realizada com seguintes cuidados: isolamento do