Secagem industrial de madeira
Curso de Secagem da Madeira - Prof. Dr. Ricardo J. Klitzke - DETF/UFPR
MÓDULO - 01
1
INTRODUÇÃO
Os processos relacionados com o crescimento e desenvolvimento de uma árvore dependem do movimento da água desde da raiz até as folhas, onde se produz os “alimentos” para si e seu transporte até as zonas de crescimento. A água é o meio de transporte e sua presença em grandes quantidades dentro da árvore é uma condição, essencial para sua vida.
O conteúdo de umidade dentro das árvores vivas pode variar entre 35 a 200% aproximadamente, dependendo da espécie madeireira, variando sua proporção em relação com a massa específica da espécie e as condições climáticas da região onde se desenvolve.
A retirada desta água irá ocorrer logo após a derrubada e processamento da árvore através da secagem, a qual pode ser natural (ar livre) ou artificial (em câmara). A secagem da madeira é fundamental no processo produtivo, sendo responsável por grande parte do valor agregado ao produto final, mas é também uma das ações que mais contribui nos custos no processo de transformação. Por esta razão a busca de maior eficiência no processo de secagem deve ser procurada.
A secagem adequada da madeira irá colaborar para redução dos custos de produção e na qualidade do produto final. Os padrões de qualidade exigidos pelo mercado consumidor tendem a ser cada vez maiores, exigindo madeira seca em estufa, beneficiada e bem bitolada, com teor de umidade constante e embalada. O entendimento da secagem é fundamental para o desenvolvimento da indústria de produtos de madeira, sendo impossível a obtenção de produtos com qualidade de nível internacional se a madeira não é seca adequadamente tornando-se uma condição determinante para o êxito ou fracasso desta operação comercial.
A principal razão para secar ou condicionar a madeira, é para assegurar que a madeira esteja dimensionalmente tão estável quanto possível, antes do uso em um
Prof. Dr. Ricardo Jorge Klitzke