Sucupira
O nome cientifico da sucupira é Bowdichia nítida Spruce ex Benth, ela ainda apresenta alguns nomes populares: Cutíuba, Macanaíba, Macanaíba-pele-de-sapo, Sapupira, Sapupira-da-mata, Sapupira-parda, Sebepira, Sucupira-açu, Sucupira-da-terra-firme, Sucupira-da-várzea, Sucupira-do-igapó, Sucupira-marreta, Sucupira-parda, Sucupira-preta, Sucupira-roxa.
OCORRÊNCIA
A sucupira (Pterodon emarginatus) ocorre no cerrado e sua transição para a floresta semidecídua da Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.
A espécie consta da lista de plantas ameaçadas do estado de São Paulo.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Características Gerais:A colorarão do cerne de sucupira recentemente cortado, é marrom com tonalidade chocolate, tornando-se marrom escuro após a secagem e apresentando ainda, faixas estreitas de um marrom mais claro. 0 alburno é estreito, claramente diferenciado do cerne, e acizentado ou cinza-róseo. A madeira possui textura grossa,embora homogêneas,apresenta pouco desenho, alto brilho, e a grã varia de direita a ligeiramente entrecruzada. 0 cheiro e o sabor são indistintos. * Secagem: Os valores de 7,4% para contração tangencial, 4,5% para radial e 12,3% para volumétrica, não são excessivos para uma madeira com a densidade da sucupira. Embora a taxa relativa de contração de 1,6 seja muito favorável, a madeira apresenta tendência a rachamento nas superfícies e extremidades e a diversos tipos de empenamento durante a secagem ao ar. Sucupira é classificada como madeira de rápida secagem em estufa e de secagem muito difícil ao ar. Densidade madeira altamente densa, com 13% de umidade, seca tem 1.010 kg/m 3, verde tem 1.320 kg/m3 , seca rapidamente ao forno ou ao ar livre. * Trabalhabilidade: A madeira é moderadamente difícil de ser trabalhada, apresenta bom comportamento em relação ao trabalho de serras, mas de difícil aplainamento pelo fato de possuir grã entrecruzada. Segundo Longwood é