Fabricação da madeira
O presente trabalho é sobre a madeira, um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. Pela sua disponibilidade e suas características, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade, mantendo, apesar do aparecimento dos materiais sintéticos, uma imensidade de usos diretos e servindo de matéria-prima para múltiplos outros produtos. A sua utilização na indústria de marcenaria para fabricação de móveis é uma das mais expandidas, o mesmo acontecendo na sua utilização em carpintaria para construção de diversas estruturas.
Iremos apresentar a seguir o processo de fabricação da madeira, tratamentos utilizados, tipos de materiais produzidos, diferenças entre os tipos de materiais e as aplicações na construção civil: janelas, coberturas, portas, caixaria para concretagem, escoramentos, casas de madeira, entre outros.
Processo de fabricação
O processo de fabricação da madeira começa com o abate dos troncos das árvores. A árvore abatida e desgalhada é traçada em toras de 5 a 6 metros para facilitar o transporte. Depois vem o processo de descascamento, onde são utilizados descascadores de correntes, descascadores de anéis giratórios ou descascadores de fresas.
Após essa etapa, ocorre o desdobro ou desdobramento, que é a operação final na obtenção de madeira bruta. É realizada nas serrarias com serra-fitas contínuas ou com serras alternativas que podem ter a lâmina horizontal, vertical ou várias lâminas paralelas. A estas serras está usualmente adaptado um carro porta-toras, para o deslocamento gradual da tora contra o fio da serra.
Dois são os principais tipos de desdobro:
Desdobro normal, em pranchas paralelas, tangenciais aos anéis de crescimento, e desdobro radial ou em quartos, normal aos anéis de crescimento. A laminação ocorre depois, deixando a