Processo De Fabricacao
O processo de fabricação dessas peças por meio de fundição em molde de areia pode ser resumido nas seguintes operações:
• Confecção do modelo - Essa etapa consiste em construir um modelo com o formato aproximado da peça a ser fundida. Esse modelo vai servir para a construção do molde e suas dimensões devem prever a contração do metal quando ele se solidificar bem como um eventual sobremetal para posterior usinagem da peça. Ele é feito de madeira, alumínio, aço, resina plástica e até isopor.
• Confecção do molde - O molde é o dispositivo no qual o metal fundido é colocado para que se obtenha a peça desejada. Ele é feito de material refratário composto de areia e aglomerante. Esse material é moldado sobre o modelo que, após retirado, deixa uma cavidade com o formato da peça a ser fundida.
• Confecção dos machos - Macho é um dispositivo, feito também de areia, que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrâncias da peça. Eles são colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal líquido.
• Fusão - Etapa em que acontece a fusão do metal.
• Vazamento - O vazamento é o enchimento do molde com metal líquido.
A fundição em areia é um dos principais métodos para obtenção de peças fundidas, sua grande utilização deve-se ao seu custo relativamente baixo e manufatura simples.
Faz-se necessário, para inicio de estudo, o conhecimento sobre os principais componentes para obtenção de fundidos: o molde, o modelo e o macho.
O modelo é uma copia da peça que se deseja obter, pode ser fabricado em metal (alumínio e aço na maioria dos casos), madeira (cedro, pinho, compensado entre outros) e resinas do tipo epóxi. Sendo mais utilizados modelos em madeira pelo baixo custo e facilidade de trabalho, sendo agravantes à sua utilização as