12345684667844
5266 palavras
22 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO – UNIJORGEAelson Lima
Edicarlos Jorge de Jesus Santiago
Elison de Almeida Cardoso
Erivan Barros de Souza
Vanessa M. dos Santos de Carvalho
CONSTRUÇÕES EM MADEIRA
Salvador – BA
2014
Aelson Lima
Edicarlos Jorge de Jesus Santiago
Elison de Almeida Cardoso
Erivan Barros de Souza
Vanessa M. dos Santos de Carvalho
CONSTRUÇÕES EM MADEIRA
Salvador – BA
2014
SUMÁRIO
9
1. INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, a utilização da madeira como material de construção tem diminuído substancialmente, perdendo espaço para materiais como o aço e, principalmente, o concreto. No entanto, a madeira é um material que apresenta características estruturais muito atrativas e, por isso, ainda mantém um certo status como material estrutural, mesmo que, nos dias de hoje, razões ecológicas estejam também pressionando por uma diminuição do seu uso. A atratividade ainda existente da madeira como material estrutural pode ser evidenciada ao se comparar as características estruturais dos principais materiais de construção.
A madeira é um material de origem biológica e heterogênea, constituída por diferentes tipos de células, adaptadas a desempenharem funções específicas. Além disso, as variações nas composições químicas, físicas e anatômicas da madeira são grandes entre espécies e também dentro da espécie e no próprio indivíduo. A heterogeneidade confere à madeira as mais variadas utilizações sendo imensurável a sua importância no contexto histórico e na realidade do século XXI.
A madeira, por ser de origem biológica, está constantemente sujeita ao ataque de agentes degradadores, principalmente de origem biológica, entre eles bactérias, fungos, cupins e as brocas. Estes agentes podem afetar tanto a estética como a resistência