Madeira
. As madeiras em seu estado natural têm características próprias que podem ser alteradas com tecnologia moderna. Algumas destas características mais importantes são:
1. apresenta resistência mecânica tanto à esforços de tração corno à compressão, além de resistência atração na flexão
1. tem resistência mecânica elevada em relação ao seu peso próprio pequeno.
2. tem resistência à choques e cargas dinâmicas absorvendo impactos que dificilmente seriam com outro materiais.
3. tem fácil trabalhabilidade permitindo ligações simples
4. boas características de absorção acústica. bom isolamento térmico
5. custo reduzido e é renovável, desde que convenientemente preservada
6. apresenta diversos padrões de qualidade e estéticos.
A madeira como material de construção é depois do aço o material mais utilizado. Pode ser utilizada em diversas etapas desde as fundações até os acabamentos, passando tanto pela estrutura como por material auxiliar
A madeira, como material de construção é produto do beneficiamento do tronco de árvores, que chamaremos “lenho”. As características de anisotropia e heterogeneidade são decorrentes da sua origem. Suas características também são decorrentes das diversas espécies existentes. A classificação é:
1. Endógenas: aquela em que o desenvolvimento do caule se dá de dentro para fora como as palmeira e bambus. E pouco aproveitada como material de construção.
2. Exógenas: aquela em que o crescimento do caule se dá de fora para dentro, com adição de novas camadas em forma de anel, chamados anéis anuais de crescimento. Estas árvores classificam-se em ginospermas e anginospermas.
A produção da madeira como material de construção inicia-se no corte da árvore, passando pela toragem, falquejamento, desdobro e beneficiamento.
O corte deve