fatores da Logística Reversa
Os Fatores Críticos de Sucesso na Logística Reversa no Pós-Consumo
Para uma maior eficiência no planejamento e controle do processo de logística reversa, há a necessidade de identificar os seus fatores críticos de sucesso que mais influenciam no contexto reverso.
- Bons controles de entrada: consiste na identificação do estado dos materiais a serem retornados e a decisão se o material pode ou não ser reutilizado;
- Processos padronizados e mapeados: a mudança do foco na logística reversa, onde deixa de ser um processo esporádico e de contingência, passando a ser considerado um processo regular, que requer documentação adequada através do mapeamento de processos e formalização de procedimentos. Assim, podem-se estabelecer controles e oportunidades de melhorias.
- Tempo de ciclo reduzido: é o tempo considerado entre a identificação da necessidade de reciclagem, disposição ou retorno de produtos e o seu efetivo processamento.
Os fatores críticos de sucesso na logística reversa são dimensionados, inicialmente, em três perspectivas que aparentemente distintas, se complementam e geram um sistema reverso integrado e eficiente. O sistema de logística reversa necessita de um gerenciamento da cadeia reversa de cunho sistêmico, bem organizado e estruturado, com o objetivo de ter em mãos informações necessárias que permitam entender os motivos do seu retorno e com isto atuar sobre as reais causas que motivaram os retornos, contribuindo na redução dos retornos futuros e atuando nas questões socioambientais no sentido em diminuir o lixo ambiental causado pelo descarte e até criando novos modelos produtivos alimentados por este lixo até então descartável. Certamente, a credibilidade da empresa amentará, assim como a força de sua marca.
É relevante salientar que existe uma diferença entre a logística reversa da pós-venda e do pós-consumo. A primeira caracteriza-se dentro de um contexto no qual o fluxo reverso se une através de elos da cadeia de