Fatores Civilizatórios
Como explicam sociedade? Qual sua importância?
A definição de civilização apresenta diversos fatores que fazem de uma sociedade, civilizada. Esses fatores possuem correspondentes no quadro que explica a evolução humana do início do Neolítico até as civilizações hidráulicas no Egito e Mesopotâmia. Por exemplo, o primeiro fator civilizatório citado na definição diz respeito a uma organização política formal com regras para governantes e governados. Seu correspondente no quadro seria o “Estado: Faraó, Rei ou Imperador” e seus Funcionários, governando a sociedade organizadamente por meio de leis, mesmo que injustas ou autoritárias. A importância desse governo centralizado é manter a população trabalhando e cumprindo seus papéis sociais, definindo leis e regras a serem seguidas.
Outro fator civilizatório é a construção de projetos amplos que demandem trabalho conjunto e organização centralizada, cujo correspondente no quadro seria as Obras Hidráulicas: Irrigação e Diques. Essas obras são importantíssimas para o bem estar e sustento da sociedade, além de ser um fator essencial para gerar necessidade de cooperação entre humanos. O corpo de sustentação do poder, militares e burocracia, outro fator importante, é encontrado no quadro em Funcionários e Exército, e funciona mantendo o Estado forte, respeitado e obedecido pela população e sociedades estrangeiras.
A incorporação de crenças e religiões é encontrada no quadro no setor Sacerdotes. A importância da religião em civilizações antigas era, principalmente, justificar o poder do Faraó, Rei ou Imperador, de governar seu povo, dizendo que o direito de governo de suas famílias é um poder divino. A produção artística que sobrevive ao tempo e ainda nos encanta teria como correspondente no quadro, os Artesãos. Enquanto essas civilizações ainda existiam, os artesãos tinham uma função mais prática, confeccionando utensílios do dia a dia, e, eventualmente, armas para o