Fatoração de polinômios & Funções do 2º grau
Introdução
Fatoração de Polinômios
- Fator comum em evidência
- Agrupamento dos termos semelhantes
- Diferença de dois quadrados
- Trinômio quadrado perfeito
- Trinômio do 2º grau
Funções Polinomiais de 2º
- Definição
- Gráfico da função quadrática
- Pontos notáveis do gráfico de uma função
- Máximo e Mínimo
- Problemas envolvendo funções do 2º
- Raízes da função de 2º
- Sinais da função de 2º
Conclusão
Bibliografia
Introdução
No assunto abaixo iremos falar sobre a fatoração de polinomios e funçoes polinomiais de 2° grau.
As fatorações mais conhecidas são: fator comum em evidência, agrupamento, diferença entre dois quadrados, trinômio quadrado perfeito e trinômio do 2° grau soma e produto. Porém fatorar um número significa escrevê-lo na forma de produto de numeros primos. Na fatoração de polinômios devemos escrever o mesmo através do produto entre outros polinômios.
Função é um conceito muito importante na matemática e nas ciências. A idéia de função está presente nas mais diversas situações da atividade humana. Para termos uma idéia do que é função, podemos pensar em duas grandezas que variam, uma dependendo da outra. Como por exemplo: o número de litros de gasolina e preço a pagar.
Fatoração de Polinômios
1. Fator comum em evidência: 12x2 + 4x3 - 8x4
Nesta técnica a gente verifica cada um dos termos, procurando ver se os coeficientes (o que fica na frente das variáveis x, y etc), podem ser divididos por um certo número. Neste caso 12, + 4, - 8 podem ser divididos por 4. Então, colocamos o número 4 em evidência, ou seja, antes de um parênteses, dividimos cada um dos coeficientes por 4 e escrevemos o resultado no lugar o próprio coeficiente. Veja:12x2 + 4x3 - 8x4
4 (3x2 + 1x3 - 2x4). Observe que se multiplicarmos o 4 pelos novos coeficientes 3, 1 e -2 iremos ter de volta os coeficientes originais 12, 4 e -8.
Escolhi o 4 para dividir os coeficientes porquê ele é o maior número que pode dividir cada um dos