ética
A Ética nasceu de teorias desenvolvidas em diferentes sociedades que buscavam a solução dos problemas resultantes da convivência entre os homens.
Ela se originou basicamente na antiga Grécia, em meados do século V ao século IV a.C. e são marcadas pelos aspectos fundamentais da Polis, que é o meio civil em que vivemos (cidade, estado), a teoria da Polis busca o bem comum e a harmonia entre o cidadão e a sociedade. E é marcado também pelos aspectos fundamentais do Cosmos, que tem como fundamentos as concepções cósmicas.
As diferentes teorias Éticas fundamentais, desenvolvidas pelos filósofos gregos sobre o valor supremo, se difundem em: Sofistas, como Cálicles ou Trasimaco, afirmavam que o valor supremo de um individuo era atingir o seu prazer supremo. Já Sócrates (470-399 a.C.) defendia que o valor supremo se conquistava através do caráter em ser do bem, justo, virtuoso e sábio, e só quem tivesse esses valores alcançariam a perfeição, à quem fosse contrario, cometendo injustiças, seriam os ignorantes. Platão (427-347 a.C.), por ser seguidor de Sócrates, seguia o seu principio de valor supremo do bem, mas ele dizia que um individuo deveria seguir apenas a razão deixando de lado os instintos e paixões, e no conceito de liderança, deve existir um líder sábio exercendo o seu poder sobre os ignorantes que se deixam levar pelos instintos. Aristóteles (384-322 a.C.) Dizia que o valor supremo era a felicidade e que cada um deveria seguir a sua natureza para conseguir alcançar esse valor, sem exageros e cada um na sua própria condição.
Logo após as teorias da antiga Grécia, surgiu as teoria helenísticas e romanas, que passavam por uma faze em que o povo não se preocupava muito com as decisões políticas e, com isso, as teorias éticas eram individualistas. Nesse período o valor supremo era estar em harmonia com o Cosmos, e considerado a suprema da sabedorias.
2. Conceito de Ética e Moral
Ética é um conjunto de pensamento e normas que tem