fato
- Henri Fayol (França): preocupa-se em aumentar a eficiência da empresa através da sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas. Predomina a atenção para a estrutura organizacional.
- a abordagem da gestão administrativa enfatizava a perspectiva dos altos administradores dentro da organização e sustentava que a administração era uma profissão e poderia ser ensinada.
- em 1916, aos 75 anos Fayol publicou o livro Administração geral e industrial. Em 1929, o livro foi publicado em inglês, mas tornou-se conhecido nessa língua apenas em 1949 com o título General and industrial management.
- em 1860, Fayol foi contratado para trabalhar na corporação mineradora e metalúrgica francesa Comambault. Fayol passou toda a sua vida nessa empresa, aposentando-se como diretor geral em 1918. Em 1888, quando foi promovido a essa posição, a empresa estava à beira do desastre. Os acionistas não recebiam dividendos desde 1885, as fábricas só apresentavam prejuízos e as minas de carvão estavam quase exauridas. Fayol conseguiu mudar esse quadro, fechando unidades deficitárias, lançando novos produtos a adquirindo novas minas de carvão. Aos 77 anos, quando se aposentou, Fayol havia conseguido fazer uma empresa extremamente bem sucedida.
- a administração é função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição.
- funções da empresa segundo Fayol: função comercial (compra, venda, troca); função financeira (utilização do capital financeiro); função de segurança (proteção da propriedade e das pessoas); função de contabilidade (registro de estoques, balanços, custos); função técnica (produção, manufatura); função administrativa:
1. planejamento: consiste em examinar o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazos.
2. organização: montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento.
3. comando: