JUDÔ : “EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E ESPORTE.”
JUDÔ : “EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E ESPORTE.”
Um estudo exploratório do projeto Harai Goshi de Judô, ofertado pela Federação Goiâna de Judo e Associação Harai Goshi.
Goiânia
Junho de 2014
WOLNEY DIAS FERREIRA
JUDÔ : “EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E ESPORTE.”
Um estudo exploratorio do projeto Harai Goshi de Judô, ofertado pela Federação Goiâna de Judo e Associação Harai Goshi.
Pesquisa apresentada à Faculdade de Ciências
Sociais da Universidade Federal de Goiás, como requisito parcial das exigências para conclusão da disciplina Estágio Supervisionado I sob a orientação do Professor Dr. Ricardo Barbosa.
Goiânia
Junho de 2014
1. INTRODUÇÃO
1.1 Aproximações Históricas.
O periodo medieval japones, particularmente o periodo entre os seculos XIV ao XVIII, as artes marciais foram superdesenvolvidas em função de seu uso militar, os Samurais, a serviço dos senhores feudais atemorizavam e eram admirados por seu rigido codigo de honra.
A população campesina, sofria as consequências de seculos de lutas e disputas territoriais e políticas entre os senhores feudais e seus samurais, em geral a população campesina masculina era obrigada a pegar em armas e defender os feudos e os interesses senhoriais.
Assim, não e necessário muito esforço para concluirmos que neste processo histórico a grande maioria do campesinato eram dizimados nestas terriveis e violentas batalhas.
Era necessario sistematizar os conhecimentos, em combate, a melhor maneira de sobreviver a espada de um samurai era a uma curtissima distancia entre os corpos do combatente e do samurai. Era nessessário desenvolver um sistema de luta corpo a corpo para sobreviver aos samurais no campo de batalha, assim o Jiu-Jitsu se desenvolve por todo território Japones é difundido e modificado nos diversos dominios senhoriais anteriores a era
Meiji, suas modificações também atingiam a nomenclatura que mudava de feudo para feudo.
Yavvara, Taijutsu, Wajutsu, Torite, Kogusoku,