Farmacêutica
Durante o desenvolvimento de um novo produto veterinário, desde a sua concepção até a sua aprovação para comercialização, ocorre à participação de vários Departamentos da empresa. Dentro do projeto, cada Departamento tem suas responsabilidades específicas, e em certos momentos, ocorre à colaboração entre estes Departamentos. A seguir será apresentada os papéis desempenhados pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos.
Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D)
Tendo em vista os desafios encontrados no setor de sanidade animal e visando suprir a necessidade de novos e mais eficazes medicamentos, a área de Pesquisa & Desenvolvimento mostra-se fundamental para a manutenção da competitividade comercial e uma empresa, assumindo atividades cujos status são tidos como estratégicos.
A atualização tecnológica da empresa é mantida através da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos por meio de formulação e metodologias analíticas.
Sendo assim, o Departamento de P&D é responsável pelo gerenciamento de todo o projeto para desenvolvimento de um novo produto, incluindo, mas não se limitando, as seguintes atribuições:
Avaliar a viabilidade técnica de ideias e necessidades de novos produtos concebidas pelo marketing, instituições de pesquisa, consultorias e etc.
Preparar, juntamente com o Departamento de Marketing, documento contendo informações relativas à análise da viabilidade do projeto. Tal documento deverá ser analisado e aprovado quando definida a continuidade do projeto pela Diretoria.
Elaborar o orçamento dos projetos e controlar despesas e pagamentos para cada um dos projetos aprovados.
Realizar estudos farmacotécnicos (ou estudos de viabilidade farmacotécnica) de modo a obter novas formulações adequadas e estáveis, bem como implementar melhorias na formulação de produtos existentes.
Desenvolver e validar metodologias analíticas para controle de qualidade do