Farmaco
Centro de Saúde e Biociências
Curso de Psicologia – Disciplina de Psicofarmacologia
Alunos: Beatriz Sabatke, Gabriel Daufembach W., Karlos Amaral Jr., Ketherine Tito dos Santos, Priscilla Rauth.
QUESTÕES
1. Descreva a farmacodinâmica do fenobarbital
O fernobarbital, um famoso caso de serendipity no meio médico, foi descoberto por Alfred Hauptmann, e é usado principalmente como hipnótico e anticonvulsivante. O principal mecanismo de ação do fenobarbital é no receptor GABAa, onde atua aumentando a inibição sináptica, tendo como efeito o aumento do limiar e a redução da dispersão da atividade convulsiva.
2. Muitos suicidas usam o fármaco para o seu intento, como o fenobarbital é capaz de causar a morte de uma pessoa quando administrado em alta dosagem, como neste caso?
Diferente dos benzodiazipínicos, por exemplo, que dependem da atuação do GABA para fazerem efeito, o fenobarbital não somente atua nos receptores de GABA mas diretamente nos canais de Cl-, deprimindo todos os neurônios e não somentes aqueles que fazem sinapse gabaérgica, tornando este um depressor muito mais potente que aquele. A capacidade de matar do fenobarbital vem desse efeito geral que não somente atua no SNC mas por depressão seletiva ganglionar e diminuição da excitação nicotínica (e portanto diminuição de atividade muscular) no sistema nervoso periférico, no sistema respiratório deprimindo impulsos respiratórios e os mecanismos do ritmo da respiração (pode ser visto neste caso ao observar que a menina foi entubada), no sistema cardiovascular como descrito na questão abaixo e até mesmo retardando o sistema digestivo. Isto é, os barbitúricos como um todo deprimem a atividade de todos os tecidos excitáveis, tornando-os uma classe perigosa, quando desejada, de medicamentos.
3. Classifique a interação medicamentosa entre o agente vasopressor e o fenobarbital. Justifique a sua resposta.
Nesse caso, a interação medicamentosa entre os dois