Shinichi Suzuki
Um dos mais brilhantes pedagogos do século XX
NAGOYA- JAPÃO
Nasce Shinichi Suzuki em 1898 filho de um dos maiores fabricantes de instrumentos de cordas do pais da época
Masakischi Suzuki. Shinichi Suzuki passou sua infância e cresceu trabalhando na fabrica do pai, amigos da família incentivava ele a estudar a cultura ocidental mas seu pai discordava pois achava que ele ainda era muito pequeno para iniciar estudos musicais. Quando completou 17 anos ganhou de aniversario do pai um gramofone e foi através dele que pode ouvir constantemente as musicas de Mischa Elman violinista de origem ucraniana conhecido pelo seu som aveludado e poético Suzuki se inspirava em suas canções, como não tinha acesso a educação profissional, trouxe um violino da fabrica de seu pai e ao ouvir as gravações tentava a imitação, tentando encontrar aquele lindo som por ele mesmo. Ouvindo repetidamente a gravação e experimentando até encontrar os mesmos sons do instrumento, aprendeu sozinho os princípios básicos de como tocar violino e, depois, teve um ano de lições de instrumento e teoria da música em Tóquio.
Aos 22 anos seu pai foi convencido por seu amigo Marquês
Tokugawa a deixar o filho ir estudar na Alemanha com Karl
Klingler e sob os cuidados de Albert Aisten e por lá permaneceu por oito anos.
Foi na Alemanha que conheceu e se casou com
Srta.Waltraud Prange
Após seu retorno ao Japão em 1928, formou um quarteto de cordas com seus irmãos/e começou a ensinar na Escola Imperial de Música e na Escola de
Música Kunitachi, em Tóquio
Sua experiência como educador começa quase que por acaso em 1931 quando um senhor trás seu filho de quatro anos para tocar violino. Na época não era comum iniciar os estudos tão cedo. Geralmente esperava que a criança completasse de oito ou nove anos de idade para coloca-la em contato com o instrumento, foi então que Suzuki passou o dia todo pensando como poderia criar uma forma de ensinar uma criança tão pequena.
Foi a partir de uma