Farmaco
R –porque com o uso da dexametasona (por exemplo) por um tempo prolongado inibirá a produção de hidrocortisona pela glândula adrenais no entanto e necessário ir reduzindo aos poucos até que o hipotálomo e a hipófise se resconstituam, voltando a produzir hidrocortisona normalmente, pos se houver uma interrupção abrupta poderá levar o paciente a óbito por ter uma insuficiência adrenal, os corticoides em sua maioria favorecem a retenção de liquido porque os glicocorticoides são semelhantes aos mineralcoticoides a aldesterona retem Na+, consequentemente retem agua resultando no edema que diminui a perfusão sanguínea aumenta o PA e consequentemente resulta em cardiopatia por exemplo.
2 - Indique na figura abaixo, a principais classes de diuréticos com os seus respectivos locais de ação. Cite as possíveis utilização de cada classe na pratica clinica.
R- de alça – eles podem ocasionar hiporcelemia tem duração curta, porém efeito potente na diurese, causa alcalose metabólica.
R- Tiazidicos – Deveriam ser usado como a 1ª opção no TM em casos de Has, e quando se precisa de mais de um fármaco o 2º e tiazídico
R- Bloqueadores de canais de cálcio – são vasodilatadores e a 1ª opção no caso de Hãs, são eficazes nos idosos e também em negros.
3 – sabendo –se que na terapêutica anti- hipertensiva, veve-se levar em conta a contribuição do debito cardíaco e da resistência vascular periférica. Justifique a utilização de cada classe de anti-hipertensivo considerando seu respectivo mecanismo de ação.
R – a) se inibira ECA, não haverá converção da angiotensina I para a angiotensina II, que estimulará a produção de aldosterona esta por sua vez retém sódio que reterá liquido aumentando a PA por isso o uso de