Farmacia
Losartana
Pode ser tomado com ou sem alimentos.
Nos estudos clínicos de farmacocinética realizados com hidroclorotazida, digoxina, varfarina, cimetidina, fenobarbital, cetoconazol e eritromicina não foram identificadas interações medicamentosas de importância clínica. Houve relatos de redução dos níveis do metabólito ativo pela rifampicina e pelo fluconazol. A exemplo do que ocorre com outros fármacos que bloqueiam a angiotensina II ou seus efeitos, o uso concomitante de diuréticos poupadores de K+ (exemplo, espironolactona, triantereno, amilorida), suplementos de K+ ou substituto do sal que contêm K+ podem resultar em aumento do potássio sérico.
O efeito anti-hipertensivos da losartana, a exemplo do que ocorre com outros anti-hipertensivos, pode ser atenuado pelo anti-inflamatório não esteroidal, indometacina.
Furosemida
Agentes anti-inflamatório não esteroides ( incluindo ácido acetilsalicílico) podem atenuar a ação da furosemida e sua administração concomitante pode causar insuficiência renal aguda no caso de hipovolemia ou desidratação pré-existente. A toxicidade do salicilato pode ser aumentada pela furosemida. Pode ocorrer diminuição do efeito d furosemida após administração concomitante de fenitoína. A furosemida pode potencializar os efeitos nocivos de fármacos nefrotóxicos nos rins. O uso concomitante com corticosteroides, carbenoxolona, alcaçuz em grandes quantidades e uso prolongado de laxantes, pode aumentar o risco de desenvolvimento de hipopotassemia. Probenecida, metotrexato podem reduzir o efeito da furosemida. O uso concomitante de ciclosporina A e furosemida est[a associado ao aumento do risco de artrite gotosa.
Sinvastatina
O risco de miopatia/rabdomiólise é aumentado pela administração concomitante de amiodarona ou verapamil com doses mais altas de sinvastatina e em pacientes em tratamento concomitante com diltiazen. O suco de grapfruit aumenta os