Testo
Administradora Especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico
Objetivos GESTÃO DE PESSOAS
Aula 3
Evidenciar a diferença entre grupos e equipes. Propiciar ao aluno a reflexão sobre a motivação no desempenho humano.
Motivação
Grupos
Grupos são pessoas que se juntam, com objetivos definidos (ou não), defendendo suas causas, criando projetos, desenvolvendo ações sociais comunitárias, cumprindo ordens, “jogando conversa fora”. Enfim, buscando ou desenvolvendo os mais variados objetivos.
Um grupo é eficaz quando satisfaz três critérios:
Produção: supera os padrões de quantidade e qualidade determinados pela organização; Satisfação dos Membros: deve propiciar satisfação às pessoas a curto prazo e facilitar seu desenvolvimento a longo prazo; Capacidade para cooperação contínua Grupos que não cooperam não conseguem sobreviver.
1
Vídeo
Grupos organizacionais
Grupos formais são criados ou estabelecidos pela própria organização para realização de tarefas específicas para o alcance das metas e da missão da empresa. Grupos informais são criados pelos próprios integrantes do grupo por meio da integração entre eles, cujos propósitos nem sempre estão ligados aos da organização.
Trabalhando em grupo
Elementos do processo de grupo
PAPÉIS Cada membro do grupo tem funções e propósitos diferentes, porém é claramente definido e interdependente; NORMAS São as regras de comportamento institucionalizadas (aceitas e propagadas) pelo grupo; STATUS Uma posição social definida ou atribuída pelas pessoas a um grupo ou a um membro de um grupo;
Elementos do processo de grupo
COESÃO Soma de forças que mantêm o grupo unido e fortemente motivado para permanecer no grupo.
Desenvolvimento de equipes
De acordo com Maximiano (2000), o desenvolvimento de equipes ocorre quando as competências dos integrantes de um grupo são aprimoradas, com o propósito de torná‐lo um